Projeto “Ver e Viver” entrega 77 óculos para alunos da rede municipal de Osasco

A iniciativa busca ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento de problemas de visão

A ação ocorreu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação
27 de Agosto de 2025 - 09h31

Na sexta-feira, 22/08, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura de Osasco, em parceria com a empresa Belgo Arames e as Óticas Órbis, realizou a entrega de 77 óculos de grau para alunos da rede municipal de ensino. A ação ocorreu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação e integra o projeto “Ver e Viver”, voltado à promoção da saúde ocular e à identificação precoce de dificuldades visuais entre crianças.

O projeto atendeu estudantes das unidades EMEIEF Irmã Tecla Merlo, EMEF Professor Manoel Barbosa de Souza e EMEIEF Professora Jeanete Beauchamp. A iniciativa busca ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento de problemas de visão que podem comprometer o desempenho escolar.

Participaram do evento a primeira-dama e presidente do FSS, Gabi Pessoa, o secretário de Educação José Toste, a representante da Belgo Arames, Helena Azevedo, e o proprietário da Órbis, Alan Souza Moura.

Durante a cerimônia, Gabi Pessoa destacou o impacto da ação na rotina dos estudantes.

“Nós percebemos como a dificuldade de visão atrapalha dos alunos no dia a dia e no aprendizado. Tenho certeza de que os óculos vão fazer toda a diferença. Estou muito feliz com o projeto e espero conseguir atender todos os nossos alunos no futuro. Quero agradecer primeiramente a Deus por permitir que este momento acontecesse. Agradeço também à Helena, da Belgo Arames, e ao Alan, das Óticas Órbis, por acreditarem nessa causa e caminharem conosco. Ninguém faz nada sozinho. Somos um time, e cada parceiro aqui é essencial”.

Gabi também agradeceu aos pais e responsáveis. “A presença e o envolvimento de vocês na vida escolar dos filhos é fundamental. Família e escola juntas fazem toda a diferença. Este é o meu primeiro ano à frente do Fundo Social, e fico emocionada em ver que já estamos colhendo frutos. Que essa seja a primeira de muitas ações. Nosso sonho é atender todas as crianças que precisam. E com fé, trabalho e união, vamos conseguir.”

Para Eliane Marinho, 39 anos, mãe de um dos alunos contemplados, o projeto é uma bênção. “Às vezes as crianças apresentam dificuldade para acompanhar as aulas, por falta dos óculos e ver a alegria delas ao enxergar melhor é emocionante. Agradeço muito a todos os envolvidos”.

Já o embalador Edson de Souza, 34 anos, pai de aluna, destacou a importância do projeto. “É muito importante o que estão fazendo. Às vezes a gente não tem condições de comprar um óculos, e isso afeta diretamente o aprendizado dos nossos filhos. Parabéns a todos”.