Barueri conquista 1º lugar no Mercado de Trabalho e Setor Criativo no Ranking CLP

A gestão de Rubens Furlan e Beto Piteri à frente do Poder Executivo de Barueri segue recebendo o reconhecimento de importantes institutos que avaliam de forma criteriosa as administrações municipais de centenas de cidades brasileiras. Com nota 100, Barueri é a primeira cidade classificada nos indicadores de Formalidade no Mercado de Trabalho e Empregos no Setor Criativo na 5ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, do CLP (Centro de Liderança Pública). É ainda o segundo município em Competitividade Econômica e o terceiro em Sustentabilidade Fiscal. Em termos gerais, Barueri ocupa a segunda colocação no Estado de São Paulo, a terceira na Região Sudeste e a quinta no Brasil.
A 5ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios trabalhou com 65 indicadores, organizados em treze pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia. A análise abrangeu 404 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com o Censo Demográfico de 2022.
Cidade em ascensão
Os primeiros lugares conquistados por Barueri integram a dimensão Economia, dentro do pilar de Inserção Econômica. O indicador Formalidade no Mercado de Trabalho mede a proporção de pessoas com carteira assinada em relação ao total da população com mais de 15 anos em cada município, com base em dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). Já Empregos no Setor Criativo, segundo o Sebrae, é ocupado por profissionais de áreas como arquitetura, moda, design, televisão, música, publicidade, artes cênicas e afins. O indicador Competitividade Econômica (2º lugar) também faz parte da dimensão Economia e está inserido no pilar de Inovação e Dinamismo Econômico. Sustentabilidade Fiscal (3º lugar) destaca-se como parte da dimensão Instituições, que aponta os municípios com menor dependência fiscal no país.