Beto Piteri destaca investimentos em tecnologia e reforço da segurança em Barueri
Entre as principais ações implementadas pela administração municipal estão a entrega de 101 viaturas
24 de Junho de 2026 - 10h14
O prefeito de Barueri, Beto Piteri, destacou os avanços alcançados na área da segurança pública por meio de investimentos em tecnologia, ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e modernização dos equipamentos utilizados pela corporação. Segundo o chefe do Executivo, os resultados já refletem diretamente na redução dos índices de criminalidade no município.
Entre as principais ações implementadas pela administração municipal estão a entrega de 101 novas viaturas para a GCM, a contratação de 56 novos guardas municipais, a aquisição de 500 kits de uniformes e a ampliação do sistema de monitoramento por câmeras em toda a cidade.
De acordo com Beto Piteri, o maior investimento realizado pela gestão foi na transformação tecnológica da segurança pública, seguindo modelos adotados por cidades modernas ao redor do mundo.
“Nossa estratégia foi investir fortemente em tecnologia, inteligência e integração de dados para oferecer respostas mais rápidas às ocorrências e ampliar a capacidade de atuação dos agentes nas ruas”, afirmou o prefeito.
Entre os destaques está a expansão do sistema de videomonitoramento inteligente. O número de câmeras em operação passou de 700 para 2.480 equipamentos distribuídos por todos os bairros da cidade, funcionando 24 horas por dia. O monitoramento é realizado pelo Centro Integrado de Monitoramento, considerado um dos mais avançados da região.
A Guarda Civil Municipal também foi fortalecida e atualmente conta com 531 agentes de segurança e uma frota de 101 viaturas, entre carros e motocicletas, utilizadas no patrulhamento ostensivo em todas as regiões do município.
Outro importante avanço foi a integração do sistema municipal à Muralha Paulista, programa do Governo do Estado de São Paulo que permite identificar veículos roubados e monitorar entradas e saídas da cidade por meio do compartilhamento de informações em tempo real.
Os investimentos, segundo a Prefeitura, já apresentam resultados expressivos. Os dados apontam uma redução de 17% nos roubos em comparação com 2024, além de uma queda de 41% nos roubos de carga. Também houve diminuição nos registros de roubos e furtos de veículos.
Barueri mantém ainda índice zero de latrocínios desde 2020 e alcançou a quinta colocação nacional no Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, consolidando-se como uma das cidades com melhores indicadores de segurança do país.
Apesar dos avanços, Beto Piteri afirma que o trabalho continuará. “Ainda não estamos satisfeitos. Vamos seguir investindo, inovando e fortalecendo nossas ações para garantir cada vez mais segurança e qualidade de vida para a população de Barueri”, concluiu.
Entre as principais ações implementadas pela administração municipal estão a entrega de 101 novas viaturas para a GCM, a contratação de 56 novos guardas municipais, a aquisição de 500 kits de uniformes e a ampliação do sistema de monitoramento por câmeras em toda a cidade.
De acordo com Beto Piteri, o maior investimento realizado pela gestão foi na transformação tecnológica da segurança pública, seguindo modelos adotados por cidades modernas ao redor do mundo.
“Nossa estratégia foi investir fortemente em tecnologia, inteligência e integração de dados para oferecer respostas mais rápidas às ocorrências e ampliar a capacidade de atuação dos agentes nas ruas”, afirmou o prefeito.
Entre os destaques está a expansão do sistema de videomonitoramento inteligente. O número de câmeras em operação passou de 700 para 2.480 equipamentos distribuídos por todos os bairros da cidade, funcionando 24 horas por dia. O monitoramento é realizado pelo Centro Integrado de Monitoramento, considerado um dos mais avançados da região.
A Guarda Civil Municipal também foi fortalecida e atualmente conta com 531 agentes de segurança e uma frota de 101 viaturas, entre carros e motocicletas, utilizadas no patrulhamento ostensivo em todas as regiões do município.
Outro importante avanço foi a integração do sistema municipal à Muralha Paulista, programa do Governo do Estado de São Paulo que permite identificar veículos roubados e monitorar entradas e saídas da cidade por meio do compartilhamento de informações em tempo real.
Os investimentos, segundo a Prefeitura, já apresentam resultados expressivos. Os dados apontam uma redução de 17% nos roubos em comparação com 2024, além de uma queda de 41% nos roubos de carga. Também houve diminuição nos registros de roubos e furtos de veículos.
Barueri mantém ainda índice zero de latrocínios desde 2020 e alcançou a quinta colocação nacional no Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, consolidando-se como uma das cidades com melhores indicadores de segurança do país.
Apesar dos avanços, Beto Piteri afirma que o trabalho continuará. “Ainda não estamos satisfeitos. Vamos seguir investindo, inovando e fortalecendo nossas ações para garantir cada vez mais segurança e qualidade de vida para a população de Barueri”, concluiu.