Vacina contra dengue começa a ser aplicada em profissionais da saúde

Nesta primeira etapa, o município recebeu 520 doses para imunizar agentes de combate às endemias

Nesta primeira etapa, o município recebeu 520 doses para imunizar profissionais do SUS
18 de Fevereiro de 2026 - 11h23

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina 100% nacional contra a dengue começou a ser aplicada em profissionais da saúde de Santana de Parnaíba, na quarta-feira (11/2). Nesta primeira etapa, o município recebeu 520 doses para imunizar agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da atenção primária do SUS (Sistema Único de Saúde).

A vacina, denominada Butantan-DV, é a primeira do mundo administrada em dose única com eficácia contra os quatro sorotipos da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo diretrizes federais, a ordem de prioridade ocorre de forma decrescente (da maior para a menor idade) dentro da faixa permitida. A idade limite é 59 anos.

Assim que receber mais lotes da Butantan-DV, o município tem a expectativa de imunizar a totalidade dos profissionais de saúde, levando em conta a faixa etária e as contraindicações. Com a imunização dos trabalhadores da saúde, a Prefeitura de Santana de Parnaíba amplia suas ações de prevenção e combate à dengue. Como resultado, de 2024 para 2025, o município reduziu em 57% os casos confirmados da doença - de 5.990 para 2.561.