Barueri cria programa para apoiar mães na primeira gestação

Iniciativa garante orientação prática e consulta com pediatra antes do nascimento do bebê

De acordo com o autor do projeto, a iniciativa busca diminuir a ansiedade das mães
3 de Setembro de 2025 - 09h29

As gestantes de Barueri terão apoio e orientação especiais no decorrer da primeira gravidez. A Câmara Municipal aprovou na terça-feira, 2, a criação do Programa Mãe de Primeira Viagem. O objetivo é preparar mães e pais “estreantes” com informações essenciais para os cuidados com o bebê.

O programa vai oferecer orientação sobre temas como amamentação, banho, troca de fraldas, cuidados com o cordão umbilical, prevenção de engasgos, sono do bebê, calendário de vacinação e a importância da primeira consulta com o pediatra.

Além disso, o Projeto de Lei 047/2025 prevê que a Prefeitura distribua cartilhas e organize palestras e treinamentos para gestantes e acompanhantes, sempre com foco em reduzir inseguranças e prevenir problemas comuns nas primeiras semanas de vida do bebê.

De acordo com o autor do projeto, a iniciativa busca diminuir a ansiedade das mães com a chegada do bebê e evitar complicações nos cuidados iniciais.

“A chegada de um filho é um momento intenso. Com informação e apoio, os pais se sentem mais confiantes, fortalecem os vínculos familiares e promovem a saúde do bebê”, afirmou o vereador Kascata (PSB).

O programa também prevê que acompanhantes participem ativamente das orientações, evitando que a responsabilidade compartilhada no cuidado com a criança seja uma sobrecarga para a mãe.

Com a aprovação do projeto na Câmara Municipal, o texto agora será enviado para o prefeito aprovar e, só então, passará a valer como lei em Barueri.