Gerson Pessoa inicia obras sob o viaduto da rodovia Castello Branco

O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, visitou terça-feira, 22/7, o início das obras de fundação para a laje de tamponamento do córrego do Braço Morto do Rio Tietê, de cerca de 240 metros, sob o viaduto da Rodovia Castello Branco, na divisa entre o Rochdale e o Piratininga. Na sequência está prevista a construção de uma ponte de cerca de 30 metros em outro trecho do canal junto à Avenida Presidente Kennedy, que corre paralela ao Rio Tietê.
Após a conclusão dessa fase, haverá a extensão das duas pistas da Transversal Norte do trecho entre a Avenida Brasil e a Presidente Kennedy. A via terá duas pistas com duas faixas de rolamento cada em cada sentido.
“Com a conclusão desse trecho, a Transversal Norte será uma alternativa ao fluxo hoje concentrado na Avenida Getúlio Vargas (no Jardim Piratininga) e ajudará a melhorar o trânsito nesta região da cidade”, avaliou o prefeito, que estava acompanhado de engenheiros e técnicos do Consórcio Constram e EIT Engenharia, responsável pela obra.
Segundo a empresa, a canalização do córrego do Braço Morto do Rio Tietê já está 98% pronta. O córrego tem 2,5 km de extensão e parte da divisa entre o Jardim Baronesa e o Rochdale (nas proximidades da Avenida Presidente Médici) em direção ao Rio Tietê.
Estão sendo investidos na obra R$ 173 milhões, sendo 60% oriundos do governo federal e 40% dos cofres municipais.
As benfeitorias integram o projeto de reurbanização do Jardim Rochdale e, entre outras obras, está prevista a construção de um viaduto que ligará o final da Transversal Norte, na altura da Avenida Presidente Kennedy, à Avenida Marechal Rondon, no centro. O viaduto passará por cima da linha férrea.
Em agosto do ano passado, a Prefeitura inaugurou ao longo do trecho já canalizado três novas pontes que conectam o Rochdale, Canaã, Aliança e Piratininga. As três passagens transpõem o Braço Morto do Tietê e foram projetadas para melhorar o deslocamento dos moradores entre os bairros.
A ponte 1 atravessa o Córrego Rico, conectando os bairros Canaã e Aliança. A ponte 2 liga o Aliança ao Rochdale e está situada próxima à Fábrica de Cultura. Já a ponte 3 dá acesso à Avenida Presidente Médici, nas proximidades do Jardim Baronesa. Além das pontes já entregues, foi instalada uma ciclofaixa ao longo da Avenida Transversal Norte e realizada a sinalização semafórica nos cruzamentos.